"Gaiola Dourada" nomeado para Óscares franceses

O filme francês "A Gaiola Dourada", do realizador luso-francês Ruben Alves, está nomeado para os César, os prémios de cinema atribuídos em França, na categoria de melhor primeira obra, foi hoje anunciado.
Publicado a
Atualizado a

Primeira longa-metragem de Ruben Alves, filho de emigrantes portugueses, "A Gaiola Dourada" foi o filme mais visto de 2013 em Portugal, com 754.195 espetadores e 3,8 milhões de euros de receitas.

Com Rita Blanco e Joaquim de Almeida nos principais papéis, o filme é um retrato da emigração portuguesa em França, a partir da história de uma porteira e de um empreiteiro a viverem há várias décadas em Paris.

A comédia, que valeu a Ruben Alves o prémio do público nos Prémios Europeus de Cinema e mais de um milhão de espetadores em França, já foi exibida no Brasil, em Macau, na Austrália e na Nova Zelândia, e deverá ser mostrada este ano no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque.

Os prémios César, cuja lista de nomeados foi divulgada hoje, são atribuídos pela Academia de Cinema de França aos melhores filmes estreado em sala.

Para melhor filme estão nomeados "A vida de Adèle: Capítulos 1 e 2", de Abdellatif Kechiche, "Vénus de Vison", de Roman Polanski, "O desconhecido do lago", de Alain Guiraudie, "Neuf mois ferme", de Albert Dupontel, e "Les Garçons et Guillaume, à table!", de Guillaume Gallienne.

Entre as nomeadas para o César de melhor atriz secundária está Julie Gayet (com o filme "Qaui d'Orsay"), que tem sido notícia nas últimas semanas por causa de um alegado relacionamento amoroso com o presidente francês François Hollande.

Os vencedores dos Césares serão conhecidos a 28 de fevereiro em Paris.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt